A Especialização Psiquiatria Intervencionista é decorrente de um projeto conjunto entre os Serviços Interdisciplinar de Neuromodulação (SIN), a Estimulação Neuro Elétrica e a Unidade Cetamina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - IPq HC FMUSP.
Sobre o SIN
O Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação – SIN / Estimulação Magnética Transcraniana no Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP realiza pesquisas em neuromodulação desde 1999, investigando e utilizando esta forma de tratamento para os principais transtornos mentais, como a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia, entre outros.
Desde agosto de 2013, o serviço é coordenado pelo Profº Dr. Andre Russowsky Brunoni, professor associado da Faculdade de Medicina da USP e Livre Docente pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui publicações científicas de destaque internacional na área, além de experiência no uso de diferentes formas de neuromodulação.
Sobre o ECT
O Serviço de Estimulação Neuroelétrica do IPq HC FMUSP foi criado em 1994 pelos Profs. Sérgio Rigonatti, Francisco Lotufo Neto e Valentim Gentil, após anos de experiência do Prof. Sérgio Rigonatti com eletroconvulsoterapia (ECT) no Ipq, visando atender casos graves de transtornos mentais não responsivos aos tratamentos farmacológicos convencionais. O Serviço se tornou em poucos anos a maior referência em ECT no Brasil, chegando a realizar até 600 procedimentos mensais, com aparelhos modernos, sempre sob anestesia.
Em 2018 assumem a coordenação do Serviço os Profs. José Gallucci Neto e Andre Russowsky Brunoni com a missão de ampliar as vertentes de ensino e pesquisa, além da parte assistencial.