Aguarde, carregando...

Psiquiatria Intervencionista Psiquiatria Intervencionista

Cursos

Fellowship

Objetivo: formar, atualizar e capacitar profissionais médicos com residência médica em psiquiatria, no campo do que denominados psiquiatria intervencionista, baseada em procedimentos realizados em ambiente hospitalar, com finalidade terapêutica, que necessitam de uma técnica específica para sua segurança e eficácia. 

Coordenadores: Prof. Dr. André Brunoni, Prof. Dr. José Gallucci Neto e Prof. Dr. Leandro Valiengo 

Público-alvo: Médicos com títulos de especialista em psiquiatria ou áreas correlatas com interesse na titulação de especialista em Psiquiatria Intervencionista.  

Titulação/ Modalidade: Curso de Especialização lato sensu reconhecido pelo MEC. O certificado será emitido pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – EEP/HCFMUSP. 

Diferencial do Curso: Único fellowship no Brasil a abordar de forma prática as mais avançadas técnicas de estimulação neuroelétrica, neuromodulação e infusão de cetamina para tratamento de transtornos mentais graves. O aluno terá contato com o estado da arte nestas modalidades intervencionistas em psiquiatria. 

Estágios práticos e supervisão em: 

  • Cetamina;
  • Convulsoterapias;
  • Estimulação Magnética Transcraniana. 

Carga horária e duração: 10 meses com carga horária presencial de 20h/semanais (3 períodos de 5 horas ou 3 períodos de 4 horas e 1 período de 3 horas)  e 15h/semanais de estudo de material didático, aulas presenciais e realização de trabalho de conclusão de curso totalizando 600h. 

Período do curso: Início em março 2023

Número de vagas: 10 

Departamentos: Serviços Interdisciplinar de Neuromodulação (SIN) e Estimulação Neuroelétrica do IPq HC FMUSP. 

Metodologia: curso presencial

Horário das aulas:
Aulas práticas (presenciais): segundas, terças e quintas-feiras (horário a ser combinado individualmente na entrevista de acordo com a disponibilidade do aluno)
Aulas teóricas (presencial): quartas-feiras das 13h às 15h. 

Local das aulas práticas:
Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP
Departamento Psiquiatria
Endereço Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - Cerqueira César - São Paulo
Andar 1º e 2º / Sala ECT e EMT 

Processo seletivo: análise de currículo e entrevista

Programa de ensino: 3 estágios rotativos teórico-práticos (quadrimestrais)  

 

  • Estágio I - Neuromodulação não-invasiva em saúde mental: teoria e prática na clínica e pesquisa 

Neste módulo os alunos se familiarizarão com as técnicas de estimulação magnética transcraniana (EMT) e estimulação elétrica transcraniana (EET). Estas técnicas são não-invasivas, indolores, sem efeitos colaterais e realizadas com o paciente acordado. Os alunos acompanharão a rotina do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação (SIN), equipe composta por psiquiatras e neurologistas que realizam assistência a pacientes com indicações clínicas de EMT. Além disso, a equipe é composta por psicólogos, enfermeiros e fisioterapeutas que realizam diversas pesquisas nesta área. O SIN tem uma média de 40 atendimentos de pacientes de EMT e ETCC por dia e conta com 5 aparelhos modernos de EMTr e 3 aparelhos de ETCC. Atende principalmente pacientes com transtornos do humor refratário. A equipe promove também 2 cursos de atualização por ano e jornal clubs quinzenais.

 

  • Estágio II - Eletroconvulsoterapia na prática psiquiátrica moderna 

Neste módulo os alunos se familiarizarão com a técnica de eletroconvulsoterapia (ECT). Esta técnica consiste na indução de uma crise convulsiva através da descarga de uma corrente elétrica de alta intensidade. Os pacientes recebem sedação e relaxantes musculares imediatamente antes da crise. A ECT é uma técnica altamente eficaz na psiquiatria, atingindo taxas de resposta superiores a 50%. No setor de ECT, a equipe é composta por psiquiatras e anestesiologistas, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. O serviço tem 2 aparelhos de ECT e realiza cerca de 30 sessões por dia, atendendo pacientes com transtornos mentais graves. O setor de ECT também realiza pesquisas na área, investigando o desenvolvimento de novas técnicas como a magnetoconvulsoterapia (MST), que utiliza campos magnéticos para induzir uma crise. O equipamento de MST é o único da América Latina e tem apresentado resultados promissores para depressão.   

  

  • Estágio III - Cetamina: bases teórica e prática para uso em saúde mental 

No módulo de cetamina os alunos se familiarizarão com o estado da arte atual do uso deste fármaco antagonista não competitivo de receptores de glutamato tipo NMDA em pacientes com depressão refratária ou com ideação suicida aguda. Berman et al. publicaram em 2000 o primeiro ensaio duplo-cego controlado com placebo de cetamina em pacientes com depressão, verificando a superioridade da substância ativa na melhora de sintomas dentro de 72 horas após sua administração. Desde então, uma série de estudos com cetamina tem replicado sua eficácia no tratamento de sintomas depressivos na depressão maior, depressão bipolar e depressão refratária. A aplicação da cetamina pode ser feita por diferentes vias, sendo a via intravenosa e subcutânea as preferenciais para a mistura racêmica e a via intranasal para o isômero S. Os alunos neste módulo deverão desenvolver capacidade de indicar, aplicar e avaliar riscos do uso de cetamina além de analisar criticamente a evolução da literatura científica sobre o assunto.

Critérios de aprovação: 

1. Presença em, no mínimo 75% das aulas, o que inclui as aulas práticas, supervisões e também o acesso às aulas gravadas.

2. Produção de TCC em formato de paper.

 

Inscrições 2023

Deseja receber mais informações e conteúdos gratuitos por e-mail?

Inscreva-se agora e receba em primeira mão nossos contéudos gratuitos e mais informações sobre nossos cursos

SIN ECT HC FMUSP - EEP