Curso Complementar
Objetivo: Aperfeiçoamento de profissionais médicos na avaliação clínica de pacientes com transtornos mentais para indicação de procedimentos no campo da Psiquiatria Intervencionista, que incluem estimulação magnética transcraniana, estimulação elétrica transcraniana, eletroconvulsoterapia, magnetoconvulsoterapia e cetamina (em suas diferentes vias), bem como capacitar estes profissionais a realizar estes procedimentos.
Coordenadores: Prof. Dr. André Brunoni, Prof. Dr. José Gallucci Neto e Prof. Dr. Leandro Valiengo
Público-alvo: Médicos com interesse em complementar sua formação e prática clínica com as técnicas recentes de Psiquiatria Intervencionista.
Titulação/ Modalidade: Curso de Aperfeiçoamento (mediante aprovação na prova teórico-prática com o mínimo de 75% de acertos). O certificado será emitido pelo Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria (IPq HC FMUSP).
Diferenciais do Curso: Flexibilidade de horário nas aulas teóricas e supervisões, estágio prático de 4 semanas, além de ser um curso de menor duração;
Carga horária: 180 horas. Dos quais:
- 1 mês prático
1 semana Eletroconvulsoterapia - 30 horas
1 semana Estimulação Magnética Transcraniana - 30 horas
1 semana Cetamina - 30 horas
1 semana de livre escolha - 30 horas
- Aulas Gravadas assíncronas - 30 horas
- Aulas síncronas (virtuais) / discussão de casos clínicos - 30 horas
Nas supervisões síncronas quinzenais, realizaremos discussão de casos clínicos relevantes e “clubes de leitura” de publicações relevantes e novas na área de Psiquiatria Intervencionista.
Período do curso: Início em março 2023.
Número de vagas: 30
Departamentos: Serviços Interdisciplinar de Neuromodulação (SIN) e Estimulação Neuroelétrica do IPq HC FMUSP
Metodologia: curso híbrido (online e presencial)
Horário das aulas:
- Estágio prático: 2ª a 6ª feira, presencial, das 8h30 as 16h30 (variando de acordo com estágio);
- Aulas gravadas assíncronas (podem ser vistas em qualquer horário)
- Supervisão síncronos por teleconferência – horário definidos entre os alunos e os preceptores, porém geralmente entre 12h-13h30 ou 17h-18h30
Local das aulas práticas:
Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP
Departamento Psiquiatria
Endereço Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - Cerqueira César - São Paulo
Andar 1º e 2º / Sala ECT e EMT
Processo seletivo: análise de currículo
Programa de ensino: 3 módulos rotativos teórico-práticos (quadrimestrais)
O programa divide-se em 3 partes:
(1) estágio prático (presencial, 120h, desenvolvido em 4 semanas),
(2) aulas gravadas assíncronas (30 horas) e
(3) supervisão síncronas por teleconferência (total de 30h).
No estágio prático, o aluno fará acompanhamento nos serviços de ECT (1 semana), EMT (1 semana) e Cetamina (1 semana) no Instituto de Psiquiatria, sendo a 4ª semana de livre escolha para um destes serviços. O estágio prático poderá ser desenvolvido no período de março de 2023 a fevereiro de 2024, de acordo com as disponibilidades dos serviços e compatível com a agenda do aluno.
As seguintes habilidades psicomotoras serão desenvolvidas no estágio prático:
Relacionadas à EMT: aferição do limiar motor de repouso, localização do DLPFC pelo método de Beam e outros métodos, uso da metodologia 10 - 20 de EEG, programação de diferentes protocolos em diferentes máquinas e uso de braço mecânico.
Relacionadas a EET: programação do aparelho, uso de diferentes protocolos, colocação dos eletrodos, manejo de diferentes aparelhos, uso domiciliar.
Relacionadas a ECT: aferição do limiar convulsivo, posicionamento de eletrodos, programação do aparelho, leitura de sinais vitais durante a crise convulsiva, noções de preparo pré-anestésico e recuperação pós-anestésica.
Relacionadas a Cetamina: conhecimento das diferentes vias de administração (SC, IM, EV, nasal, outras vias), verificação de sinais e parâmetros vitais, manejo de crises dissociativas.
Critérios de aprovação:
1. Presença em, no mínimo 75% das aulas, o que inclui as aulas práticas, supervisões e também o acesso às aulas gravadas.
2. Pontuar 75% ou mais nas avaliações. Estas consistem em provas teórico-práticas que serão aplicadas pelos preceptores no último dia da semana prática do aluno em cada setor (EMT, ECT e Cetamina).